quarta-feira, 10 de março de 2010

Um trabalho legal!





"Se antes as identidades eram sólidas e estáticas, hoje elas se encontram com fronteiras menos definidas que formam um indivíduo fragmentado, ora em busca da liberdade de escolhas que a modernidade lhe oferece, ora preso às raízes que lhe dão conforto e segurança."

Este trecho foi extraído do Trabalho de Conclusão de Curso de Design de Moda do Iesb dos meus ex-alunos Marcus Barozzi e Carla Gomes.

Colapso e Identidade foi o título do projeto que tive imensa satisfação em orientar no ano passado, principalmente por causa da complexidade e atualidade do tema escolhido pelos alunos. Os meninos trataram o pós-modernismo de maneira astuta, na construção de um indivíduo globalizado, o homem-viajante de mobilidade contemporânea e de desprendimento de raízes e tradições, e sugeriram um vestuário pertinente que prima pelo conforto e utilidade das peças, projetadas para homens e mulheres, para cidadãos do mundo.

O trabalho dos pimpolhos foi tão bacana que acabou dando origem ao tema que explorei na minha coleção de verão do CFW em 2009 - o artigo publicado por Nicolas Bourriaud, entitulado Manifesto Altermoderno - O pós-modernismo está morto.

A minha única consideração em banca de avaliação foi a de que o tema deles estava ainda mais à frente do que eles mesmos poderiam imaginar. Na minha visão, eles não estavam mais tratando do Pós-modernismo, mas sim da Altermodernidade!

A Alter-modernidade de Nicolas Bourriaud propõe que "Se o Modernismo do século XX foi sobretudo um fenômeno da cultura ocidental, a altermodernidade decorre de negociações planetárias, discussões entre agentes de diferentes culturas. Desprendido de um centro, ele só pode ser poliglota. A Altermodernidade caracteriza-se pela tradução, ao contrário do modernismo do século XX, que falava o idioma abstrato do ocidente colonial e do pós-modernismo, que resumia o fenômeno artístico às origens e identidades."

Simplesmente atual!


Para ler o artigo na íntegra acesse: http://www.canalcontemporaneo.art.br/brasa/archives/002163.html




Aposta: Essa coleção terá validade comercial pelos próximos 2 anos.

Detalhes:
Croquis manuais, com arte final em aquarela.
Fotos da possível campanha que foi idealizada pelos alunos caso a coleção fosse publicizada.

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